EQAVET
Oferta Formativa EQAVET
Uma calorosa mensagem de boas vindas, aos utilizadores do site do Agrupamento de Escolas de Airaes. Somos um agrupamento com a alegria de projetar o futuro no presente... Nesta instuição construímos hoje o amanhã, com a solidez de todos os intervenientes da comunidade educativa, num processo constante de qualidade educativa, alicerçado em situações inovadoras e de acordo com as expectativas da comunidade.


Cursos a iniciar em 2025/2026
Curso Técnico/a Auxiliar de Farmácia
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que faz?
- Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
- Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
- Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
- Gerir encomendas.
- Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
- Efetuar a marcação de preços.
- Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
- Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
- Efetuar a conferência de receituário.
- Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
- Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
- Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
- Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
- Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Legislação de enquadramento do setor da saúde.
- Legislação aplicável ao medicamento – circuito do medicamento.
- Legislação aplicável aos produtos de saúde.
- Legislação aplicável à farmácia.
- Farmacovigilância e notificação de reações adversas.
- Prescrição, dispensa e conferência de receituário.
- Direitos e deveres dos utentes/clientes e ética em Saúde.
- Enquadramento do setor farmacêutico e características do setor.
- Sistema(s) informático(s) em uso em farmácia de oficina.
- Marketing e técnicas promocionais.
- Ciclo de vida do medicamento e outros produtos de saúde.
- Língua Inglesa aplicada ao atendimento ao público.
- Conhecimentos de:
- Layout das instalações da farmácia, incluindo a sua organização e circuitos.
- Materiais e equipamentos da farmácia, assegurando a sua boa utilização e conservação.
- Produtos e Serviços que podem ser dispensados na Farmácia.
- Informática na ótica do utilizador.
- Farmacologia e farmacoterapia.
- Sistema de farmacovigilância.
- Boas práticas de preparação de medicamentos manipulados.
- Faturação e gestão de documentação.
- Higiene, segurança e saúde no trabalho e gestão da qualidade aplicada à atividade profissional.
- Técnicas de comunicação interpessoal (incluindo trabalho em equipa e gestão de conflitos).
- Puericultura.
- Higiene oral
- Saúde no idoso.
- Dermofarmácia e cosmética.
- Dispositivos de apoio à ostomia, incontinência ou retenção urinária
- Conhecimentos aprofundados de:
- Identificação do medicamento (denominação comum internacional (DCI) da substância ativa, dosagem, forma farmacêutica, apresentação e via de administração).
- Procedimentos de receção, manuseamento, armazenamento e conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.
- Procedimentos de controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
- Procedimentos de devolução de medicamentos e produtos de saúde.
- Procedimentos de atendimento, dispensa de medicamentos e automedicação.
- Procedimentos de conferência de receituário.
- Determinação de Parâmetros na Farmácia.
- Serviço de excelência ao utente/cliente.
- Técnicas de atendimento ao público.
- Técnicas de primeiros socorros.
- Comunicação interpessoal.
- Comunicação assertiva.
- Trabalho em equipa.
- Gestão de conflitos e stress.
- Campanhas promocionais.
Aptidões
- Aplicar técnicas de acolhimento e atendimento dos utentes/clientes da farmácia aquando da dispensa de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
- Informar o utente/cliente sobre os vários produtos dispensados na Farmácia, incluindo a sua utilização e caraterização e conservação corretas.
- Aconselhar o utente/cliente, de acordo com as suas necessidades, grau de literacia e situação específica.
- Identificar o conteúdo técnico da prescrição, nomeadamente do medicamento/produto, posologia, duração do tratamento e via de administração e identificar os sistemas e subsistema de saúde e os vários escalões de comparticipação.
- Utilizar os equipamentos e sistema(s) informático(s) específico(s) da atividade e interpretar os sinais de alerta associados.
- Aplicar técnicas de organização da faturação e gestão da documentação.
- Aplicar os procedimentos, instruções e técnicas em vigor e nos termos do sistema de gestão da qualidade implementado.
- Aplicar as técnicas de monitorização das condições ambientais e das operações de limpeza, na manutenção da qualidade dos medicamentos, utensílios utilizados no exercício da atividade e outros produtos dispensados nas farmácias.
Atitudes
- Comunicar de forma clara e assertiva, com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar capacidade de organização, revelando orientação para resultados e prazos.
- Demonstrar disponibilidade para aconselhar o utente/cliente na melhor utilização e conservação dos produtos adquiridos, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis.
- Cumprir com as normas regulamentares aplicáveis ao setor e à atividade.
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
- Agir em colaboração com os demais intervenientes (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
- Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional.
- Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.
- Demonstrar disponibilidade para aprendizagem e reciclagem regular de conhecimentos ao longo da vida.
Competências escolares

Curso Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que faz?
- Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
- Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;
- Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
- Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
- Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICs servidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.
- Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
- Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;
- Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
- Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Ambiente, segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Comunicação e relações interpessoais.
- Gestão e organização da informação.
- Conhecimentos de:
- Língua inglesa.
- Tecnologia de Hardware.
- Qualidade e segurança de sistemas informáticos.
- Arquitetura de redes.
- Sistemas operativos – instalação, configuração e manutenção.
- Servidores Web e de e-mail – instalação, configuração e manutenção.
- Tecnologias da Web.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Tipologias de redes.
- Software de gestão de redes informáticas.
- Redes e protocolos de redes – instalação, configuração e administração.
- Topologias de redes – instalação e configuração.
- Equipamentos e acessórios de redes – instalação e configuração.
- Segurança de redes.
Aptidões
- Identificar os fatores relevantes no âmbito do aparecimento e evolução da informática.
- Definir os aspetos fundamentais da arquitetura de um computador.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e execução de operações de manutenção sobre um computador e seus periféricos.
- Utilizar os principais equipamentos informáticos (hardware).
- Definir e trabalhar sobre uma estrutura de dados (software).
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração dos principais sistemas operativos existentes (Microsoft/Unix Based).
- Identificar o funcionamento das topologias lógicas e físicas de uma rede de computadores.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de uma rede de computadores (independente de plataforma).
- Utilizar as técnicas de configuração de protocolos de rede.
- Identificar e utilizar as várias tecnologias utilizadas em infraestruturas de rede.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de equipamentos ativos e passivos numa rede de computadores.
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de sistemas operativos sob a vertente server (Microsoft/Unix Based).
- Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de serviços de rede (web, e-mail, samba, firewall).
- Definir aspetos de segurança a incluir na configuração de computadores e redes.
- Implementar medidas de segurança na criação de uma infraestrutura de rede de computadores.
- Utilizar as técnicas de planeamento de uma infraestrutura de rede de acordo com critérios de desempenho e segurança.
Atitudes
- Trabalhar em equipa.
- Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
- Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
- Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
- Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
Competências escolares

Cursos triénio 2024/2027
Curso Técnico/a Auxiliar de Farmácia
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que faz?
- Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
- Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
- Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
- Gerir encomendas.
- Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
- Efetuar a marcação de preços.
- Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
- Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
- Efetuar a conferência de receituário.
- Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
- Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
- Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
- Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
- Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Legislação de enquadramento do setor da saúde.
- Legislação aplicável ao medicamento – circuito do medicamento.
- Legislação aplicável aos produtos de saúde.
- Legislação aplicável à farmácia.
- Farmacovigilância e notificação de reações adversas.
- Prescrição, dispensa e conferência de receituário.
- Direitos e deveres dos utentes/clientes e ética em Saúde.
- Enquadramento do setor farmacêutico e características do setor.
- Sistema(s) informático(s) em uso em farmácia de oficina.
- Marketing e técnicas promocionais.
- Ciclo de vida do medicamento e outros produtos de saúde.
- Língua Inglesa aplicada ao atendimento ao público.
- Conhecimentos de:
- Layout das instalações da farmácia, incluindo a sua organização e circuitos.
- Materiais e equipamentos da farmácia, assegurando a sua boa utilização e conservação.
- Produtos e Serviços que podem ser dispensados na Farmácia.
- Informática na ótica do utilizador.
- Farmacologia e farmacoterapia.
- Sistema de farmacovigilância.
- Boas práticas de preparação de medicamentos manipulados.
- Faturação e gestão de documentação.
- Higiene, segurança e saúde no trabalho e gestão da qualidade aplicada à atividade profissional.
- Técnicas de comunicação interpessoal (incluindo trabalho em equipa e gestão de conflitos).
- Puericultura.
- Higiene oral
- Saúde no idoso.
- Dermofarmácia e cosmética.
- Dispositivos de apoio à ostomia, incontinência ou retenção urinária
- Conhecimentos aprofundados de:
- Identificação do medicamento (denominação comum internacional (DCI) da substância ativa, dosagem, forma farmacêutica, apresentação e via de administração).
- Procedimentos de receção, manuseamento, armazenamento e conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.
- Procedimentos de controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
- Procedimentos de devolução de medicamentos e produtos de saúde.
- Procedimentos de atendimento, dispensa de medicamentos e automedicação.
- Procedimentos de conferência de receituário.
- Determinação de Parâmetros na Farmácia.
- Serviço de excelência ao utente/cliente.
- Técnicas de atendimento ao público.
- Técnicas de primeiros socorros.
- Comunicação interpessoal.
- Comunicação assertiva.
- Trabalho em equipa.
- Gestão de conflitos e stress.
- Campanhas promocionais.
Aptidões
- Aplicar técnicas de acolhimento e atendimento dos utentes/clientes da farmácia aquando da dispensa de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
- Informar o utente/cliente sobre os vários produtos dispensados na Farmácia, incluindo a sua utilização e caraterização e conservação corretas.
- Aconselhar o utente/cliente, de acordo com as suas necessidades, grau de literacia e situação específica.
- Identificar o conteúdo técnico da prescrição, nomeadamente do medicamento/produto, posologia, duração do tratamento e via de administração e identificar os sistemas e subsistema de saúde e os vários escalões de comparticipação.
- Utilizar os equipamentos e sistema(s) informático(s) específico(s) da atividade e interpretar os sinais de alerta associados.
- Aplicar técnicas de organização da faturação e gestão da documentação.
- Aplicar os procedimentos, instruções e técnicas em vigor e nos termos do sistema de gestão da qualidade implementado.
- Aplicar as técnicas de monitorização das condições ambientais e das operações de limpeza, na manutenção da qualidade dos medicamentos, utensílios utilizados no exercício da atividade e outros produtos dispensados nas farmácias.
Atitudes
- Comunicar de forma clara e assertiva, com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar capacidade de organização, revelando orientação para resultados e prazos.
- Demonstrar disponibilidade para aconselhar o utente/cliente na melhor utilização e conservação dos produtos adquiridos, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis.
- Cumprir com as normas regulamentares aplicáveis ao setor e à atividade.
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
- Agir em colaboração com os demais intervenientes (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
- Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional.
- Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.
- Demonstrar disponibilidade para aprendizagem e reciclagem regular de conhecimentos ao longo da vida.
Competências escolares

Curso Técnico/a de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que faz?
- Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
- Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
- Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
- Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
- Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Inglês técnico.
- Informática na ótica do utilizador.
- Orçamentação.
- Electromecânica.
- Conhecimentos de:
- Matemática.
- Física e química.
- Normas e padrões de qualidade.
- Desenho esquemático.
- Técnicas de medida.
- Instalações elétricas.
- Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
- Planeamento e organização do trabalho.
- Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Optoeletrónica.
- Fibras óticas.
- Redes informáticas.
- Soldadura e dessoldadura.
- Memórias.
- Algoritmia.
- Microcontroladores.
- Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Electricidade.
- Eletrónica analógica.
- Eletrónica digital.
- Eletrónica de potência.
- Sistemas de alimentação.
- Instalações de telecomunicações e vigilância.
- Antenas e sistemas de transmissão.
- Receção via satélite e sistemas coletivos.
- Tecnologia dos componentes eletrónicos.
- Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
Aptidões
- Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
- Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
- Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
- Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
- Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
- Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
- Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
- Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
- Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.
Atitudes
- Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
- Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
- Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
- Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
- Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
- Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
- Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Competências escolares

Cursos triénio 2023/2026
Curso Técnico/a de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que se faz?
- Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
- Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
- Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
- Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
- Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Inglês técnico.
- Informática na ótica do utilizador.
- Orçamentação.
- Electromecânica.
- Conhecimentos de:
- Matemática.
- Física e química.
- Normas e padrões de qualidade.
- Desenho esquemático.
- Técnicas de medida.
- Instalações elétricas.
- Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
- Planeamento e organização do trabalho.
- Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Optoeletrónica.
- Fibras óticas.
- Redes informáticas.
- Soldadura e dessoldadura.
- Memórias.
- Algoritmia.
- Microcontroladores.
- Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Electricidade.
- Eletrónica analógica.
- Eletrónica digital.
- Eletrónica de potência.
- Sistemas de alimentação.
- Instalações de telecomunicações e vigilância.
- Antenas e sistemas de transmissão.
- Receção via satélite e sistemas coletivos.
- Tecnologia dos componentes eletrónicos.
- Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
Aptidões
- Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
- Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
- Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
- Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
- Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
- Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
- Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
- Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
- Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.
Atitudes
- Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
- Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
- Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
- Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
- Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
- Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
- Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Competências escolares

Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital
Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos
Perfil Profissional
O que se faz?
- Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
- Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
- Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
- Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
- Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
- Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
- Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
- Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Que competências tem?
Conhecimentos
- Noções de:
- Inglês técnico.
- Informática na ótica do utilizador.
- Orçamentação.
- Electromecânica.
- Conhecimentos de:
- Matemática.
- Física e química.
- Normas e padrões de qualidade.
- Desenho esquemático.
- Técnicas de medida.
- Instalações elétricas.
- Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
- Planeamento e organização do trabalho.
- Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
- Legislação aplicada à atividade profissional.
- Optoeletrónica.
- Fibras óticas.
- Redes informáticas.
- Soldadura e dessoldadura.
- Memórias.
- Algoritmia.
- Microcontroladores.
- Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
- Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Electricidade.
- Eletrónica analógica.
- Eletrónica digital.
- Eletrónica de potência.
- Sistemas de alimentação.
- Instalações de telecomunicações e vigilância.
- Antenas e sistemas de transmissão.
- Receção via satélite e sistemas coletivos.
- Tecnologia dos componentes eletrónicos.
- Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
- Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
- Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
Aptidões
- Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
- Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
- Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
- Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
- Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
- Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
- Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
- Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
- Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
- Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
- Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
- Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
- Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.
Atitudes
- Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
- Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
- Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
- Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
- Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
- Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
- Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Competências escolares
