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Uma calorosa mensagem de boas vindas, aos utilizadores do site do Agrupamento de Escolas de Airaes. Somos um agrupamento com a alegria de projetar o futuro no presente... Nesta instuição construímos hoje o amanhã, com a solidez de todos os intervenientes da comunidade educativa, num processo constante de qualidade educativa, alicerçado em situações inovadoras e de acordo com as expectativas da comunidade.

Cursos a iniciar em 2025/2026

Curso Técnico/a Auxiliar de Farmácia

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
  2. Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
  3. Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
  4. Gerir encomendas.
  5. Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
  6. Efetuar a marcação de preços.
  7. Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
  8. Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
  9. Efetuar a conferência de receituário.
  10. Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
  11. Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
  12. Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
  13. Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
  14. Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Legislação de enquadramento do setor da saúde.
    2. Legislação aplicável ao medicamento – circuito do medicamento.
    3. Legislação aplicável aos produtos de saúde.
    4. Legislação aplicável à farmácia.
    5. Farmacovigilância e notificação de reações adversas.
    6. Prescrição, dispensa e conferência de receituário.
    7. Direitos e deveres dos utentes/clientes e ética em Saúde.
    8. Enquadramento do setor farmacêutico e características do setor.
    9. Sistema(s) informático(s) em uso em farmácia de oficina.
    10. Marketing e técnicas promocionais.
    11. Ciclo de vida do medicamento e outros produtos de saúde.
    12. Língua Inglesa aplicada ao atendimento ao público.
  2. Conhecimentos de:
    1. Layout das instalações da farmácia, incluindo a sua organização e circuitos.
    2. Materiais e equipamentos da farmácia, assegurando a sua boa utilização e conservação.
    3. Produtos e Serviços que podem ser dispensados na Farmácia.
    4. Informática na ótica do utilizador.
    5. Farmacologia e farmacoterapia.
    6. Sistema de farmacovigilância.
    7. Boas práticas de preparação de medicamentos manipulados.
    8. Faturação e gestão de documentação.
    9. Higiene, segurança e saúde no trabalho e gestão da qualidade aplicada à atividade profissional.
    10. Técnicas de comunicação interpessoal (incluindo trabalho em equipa e gestão de conflitos).
    11. Puericultura.
    12. Higiene oral
    13. Saúde no idoso.
    14. Dermofarmácia e cosmética.
    15. Dispositivos de apoio à ostomia, incontinência ou retenção urinária
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Identificação do medicamento (denominação comum internacional (DCI) da substância ativa, dosagem, forma farmacêutica, apresentação e via de administração).
    2. Procedimentos de receção, manuseamento, armazenamento e conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.
    3. Procedimentos de controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
    4. Procedimentos de devolução de medicamentos e produtos de saúde.
    5. Procedimentos de atendimento, dispensa de medicamentos e automedicação.
    6. Procedimentos de conferência de receituário.
    7. Determinação de Parâmetros na Farmácia.
    8. Serviço de excelência ao utente/cliente.
    9. Técnicas de atendimento ao público.
    10. Técnicas de primeiros socorros.
    11. Comunicação interpessoal.
    12. Comunicação assertiva.
    13. Trabalho em equipa.
    14. Gestão de conflitos e stress.
    15. Campanhas promocionais.

Aptidões

  1. Aplicar técnicas de acolhimento e atendimento dos utentes/clientes da farmácia aquando da dispensa de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
  2. Informar o utente/cliente sobre os vários produtos dispensados na Farmácia, incluindo a sua utilização e caraterização e conservação corretas.
  3. Aconselhar o utente/cliente, de acordo com as suas necessidades, grau de literacia e situação específica.
  4. Identificar o conteúdo técnico da prescrição, nomeadamente do medicamento/produto, posologia, duração do tratamento e via de administração e identificar os sistemas e subsistema de saúde e os vários escalões de comparticipação.
  5. Utilizar os equipamentos e sistema(s) informático(s) específico(s) da atividade e interpretar os sinais de alerta associados.
  6. Aplicar técnicas de organização da faturação e gestão da documentação.
  7. Aplicar os procedimentos, instruções e técnicas em vigor e nos termos do sistema de gestão da qualidade implementado.
  8. Aplicar as técnicas de monitorização das condições ambientais e das operações de limpeza, na manutenção da qualidade dos medicamentos, utensílios utilizados no exercício da atividade e outros produtos dispensados nas farmácias.

Atitudes

  1. Comunicar de forma clara e assertiva, com interlocutores diferenciados.
  2. Demonstrar capacidade de organização, revelando orientação para resultados e prazos.
  3. Demonstrar disponibilidade para aconselhar o utente/cliente na melhor utilização e conservação dos produtos adquiridos, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis.
  4. Cumprir com as normas regulamentares aplicáveis ao setor e à atividade.
  5. Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
  6. Agir em colaboração com os demais intervenientes (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
  7. Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional.
  8. Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.
  9. Demonstrar disponibilidade para aprendizagem e reciclagem regular de conhecimentos ao longo da vida.
Ver no Catálogo Nacional de Qualificações

Divulgação Interna do Curso

Curso Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
    1. Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;
    2. Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
    3. Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
    4. Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICs servidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.
  2. Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
    1. Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;
    2. Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
  3. Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.

Conhecimentos

  1. Noções de:

    1. Ambiente, segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional.
    2. Legislação aplicada à atividade profissional.
    3. Comunicação e relações interpessoais.
    4. Gestão e organização da informação.
  2. Conhecimentos de:

    1. Língua inglesa.
    2. Tecnologia de Hardware.
    3. Qualidade e segurança de sistemas informáticos.
    4. Arquitetura de redes.
    5. Sistemas operativos – instalação, configuração e manutenção.
    6. Servidores Web e de e-mail – instalação, configuração e manutenção.
    7. Tecnologias da Web.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Tipologias de redes.
    2. Software de gestão de redes informáticas.
    3. Redes e protocolos de redes – instalação, configuração e administração.
    4. Topologias de redes – instalação e configuração.
    5. Equipamentos e acessórios de redes – instalação e configuração.
    6. Segurança de redes.

Aptidões

  1. Identificar os fatores relevantes no âmbito do aparecimento e evolução da informática.
  2. Definir os aspetos fundamentais da arquitetura de um computador.
  3. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e execução de operações de manutenção sobre um computador e seus periféricos.
  4. Utilizar os principais equipamentos informáticos (hardware).
  5. Definir e trabalhar sobre uma estrutura de dados (software).
  6. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração dos principais sistemas operativos existentes (Microsoft/Unix Based).
  7. Identificar o funcionamento das topologias lógicas e físicas de uma rede de computadores.
  8. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de uma rede de computadores (independente de plataforma).
  9. Utilizar as técnicas de configuração de protocolos de rede.
  10. Identificar e utilizar as várias tecnologias utilizadas em infraestruturas de rede.
  11. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de equipamentos ativos e passivos numa rede de computadores.
  12. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de sistemas operativos sob a vertente server (Microsoft/Unix Based).
  13. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de serviços de rede (web, e-mail, samba, firewall).
  14. Definir aspetos de segurança a incluir na configuração de computadores e redes.
  15. Implementar medidas de segurança na criação de uma infraestrutura de rede de computadores.
  16. Utilizar as técnicas de planeamento de uma infraestrutura de rede de acordo com critérios de desempenho e segurança.

Atitudes

  1. Trabalhar em equipa.
  2. Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
  3. Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
  4. Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
  5. Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
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Divulgação Interna do Curso

Cursos triénio 2024/2027

Curso Técnico/a Auxiliar de Farmácia

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Dispensar medicamentos, promovendo o seu uso correto, efetivo e seguro, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
  2. Dispensar produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia.
  3. Efetuar a receção, conferência e armazenamento de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
  4. Gerir encomendas.
  5. Efetuar a receção e conferência de encomendas, bem como o tratamento de devoluções.
  6. Efetuar a marcação de preços.
  7. Efetuar o controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
  8. Efetuar a inventariação e armazenamento das encomendas e assegurar o controlo dos registos em sistema.
  9. Efetuar a conferência de receituário.
  10. Assegurar as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
  11. Controlar e registar os parâmetros adequados à conservação dos produtos na farmácia.
  12. Assegurar o atendimento e dispensa ao utente/cliente.
  13. Comunicar com os vários públicos da farmácia (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
  14. Efetuar, sempre que aplicável, os registos associados às atividades da farmácia de oficina, bem como ao sistema de gestão da qualidade.

Conhecimentos

  1. Noções de:

    1. Legislação de enquadramento do setor da saúde.
    2. Legislação aplicável ao medicamento – circuito do medicamento.
    3. Legislação aplicável aos produtos de saúde.
    4. Legislação aplicável à farmácia.
    5. Farmacovigilância e notificação de reações adversas.
    6. Prescrição, dispensa e conferência de receituário.
    7. Direitos e deveres dos utentes/clientes e ética em Saúde.
    8. Enquadramento do setor farmacêutico e características do setor.
    9. Sistema(s) informático(s) em uso em farmácia de oficina.
    10. Marketing e técnicas promocionais.
    11. Ciclo de vida do medicamento e outros produtos de saúde.
    12. Língua Inglesa aplicada ao atendimento ao público.
  2. Conhecimentos de:

    1. Layout das instalações da farmácia, incluindo a sua organização e circuitos.
    2. Materiais e equipamentos da farmácia, assegurando a sua boa utilização e conservação.
    3. Produtos e Serviços que podem ser dispensados na Farmácia.
    4. Informática na ótica do utilizador.
    5. Farmacologia e farmacoterapia.
    6. Sistema de farmacovigilância.
    7. Boas práticas de preparação de medicamentos manipulados.
    8. Faturação e gestão de documentação.
    9. Higiene, segurança e saúde no trabalho e gestão da qualidade aplicada à atividade profissional.
    10. Técnicas de comunicação interpessoal (incluindo trabalho em equipa e gestão de conflitos).
    11. Puericultura.
    12. Higiene oral
    13. Saúde no idoso.
    14. Dermofarmácia e cosmética.
    15. Dispositivos de apoio à ostomia, incontinência ou retenção urinária
  3. Conhecimentos aprofundados de:

    1. Identificação do medicamento (denominação comum internacional (DCI) da substância ativa, dosagem, forma farmacêutica, apresentação e via de administração).
    2. Procedimentos de receção, manuseamento, armazenamento e conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.
    3. Procedimentos de controlo de existências e correspondentes prazos de validade.
    4. Procedimentos de devolução de medicamentos e produtos de saúde.
    5. Procedimentos de atendimento, dispensa de medicamentos e automedicação.
    6. Procedimentos de conferência de receituário.
    7. Determinação de Parâmetros na Farmácia.
    8. Serviço de excelência ao utente/cliente.
    9. Técnicas de atendimento ao público.
    10. Técnicas de primeiros socorros.
    11. Comunicação interpessoal.
    12. Comunicação assertiva.
    13. Trabalho em equipa.
    14. Gestão de conflitos e stress.
    15. Campanhas promocionais.

Aptidões

  1. Aplicar técnicas de acolhimento e atendimento dos utentes/clientes da farmácia aquando da dispensa de medicamentos, produtos de saúde e outros produtos previstos na legislação aplicável à farmácia de oficina.
  2. Informar o utente/cliente sobre os vários produtos dispensados na Farmácia, incluindo a sua utilização e caraterização e conservação corretas.
  3. Aconselhar o utente/cliente, de acordo com as suas necessidades, grau de literacia e situação específica.
  4. Identificar o conteúdo técnico da prescrição, nomeadamente do medicamento/produto, posologia, duração do tratamento e via de administração e identificar os sistemas e subsistema de saúde e os vários escalões de comparticipação.
  5. Utilizar os equipamentos e sistema(s) informático(s) específico(s) da atividade e interpretar os sinais de alerta associados.
  6. Aplicar técnicas de organização da faturação e gestão da documentação.
  7. Aplicar os procedimentos, instruções e técnicas em vigor e nos termos do sistema de gestão da qualidade implementado.
  8. Aplicar as técnicas de monitorização das condições ambientais e das operações de limpeza, na manutenção da qualidade dos medicamentos, utensílios utilizados no exercício da atividade e outros produtos dispensados nas farmácias.

Atitudes

  1. Comunicar de forma clara e assertiva, com interlocutores diferenciados.
  2. Demonstrar capacidade de organização, revelando orientação para resultados e prazos.
  3. Demonstrar disponibilidade para aconselhar o utente/cliente na melhor utilização e conservação dos produtos adquiridos, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis.
  4. Cumprir com as normas regulamentares aplicáveis ao setor e à atividade.
  5. Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns.
  6. Agir em colaboração com os demais intervenientes (utentes/clientes, fornecedores, equipa da farmácia, entidades reguladoras e de fiscalização, outros profissionais de saúde, entre outras).
  7. Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional.
  8. Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.
  9. Demonstrar disponibilidade para aprendizagem e reciclagem regular de conhecimentos ao longo da vida.
Ver no Catálogo Nacional de Qualificações

Divulgação Interna do Curso

Curso Técnico/a de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
    1. Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
    2. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  3. Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  4. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
    2. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  5. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
    2. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  6. Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
  7. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Inglês técnico.
    2. Informática na ótica do utilizador.
    3. Orçamentação.
    4. Electromecânica.
  2. Conhecimentos de:

    1. Matemática.
    2. Física e química.
    3. Normas e padrões de qualidade.
    4. Desenho esquemático.
    5. Técnicas de medida.
    6. Instalações elétricas.
    7. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    8. Planeamento e organização do trabalho.
    9. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
    10. Legislação aplicada à atividade profissional.
    11. Optoeletrónica.
    12. Fibras óticas.
    13. Redes informáticas.
    14. Soldadura e dessoldadura.
    15. Memórias.
    16. Algoritmia.
    17. Microcontroladores.
    18. Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    19. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    20. Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    21. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  3. Conhecimentos aprofundados de:

    1. Electricidade.
    2. Eletrónica analógica.
    3. Eletrónica digital.
    4. Eletrónica de potência.
    5. Sistemas de alimentação.
    6. Instalações de telecomunicações e vigilância.
    7. Antenas e sistemas de transmissão.
    8. Receção via satélite e sistemas coletivos.
    9. Tecnologia dos componentes eletrónicos.
    10. Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    11. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    12. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    13. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    14. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    15. Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    16. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    17. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    18. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    19. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

Aptidões

  1. Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  2. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
  3. Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
  4. Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
  5. Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  6. Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  7. Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
  8. Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
  9. Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  10. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  11. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  12. Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
  13. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
  14. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
  15. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  16. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  17. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  18. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

Atitudes

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Ver no Catálogo Nacional de Qualificações

Divulgação Interna do Curso

Cursos triénio 2023/2026

Curso Técnico/a de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
    1. Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
    2. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  3. Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  4. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
    2. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  5. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
    2. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  6. Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
  7. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Inglês técnico.
    2. Informática na ótica do utilizador.
    3. Orçamentação.
    4. Electromecânica.
  2. Conhecimentos de:
    1. Matemática.
    2. Física e química.
    3. Normas e padrões de qualidade.
    4. Desenho esquemático.
    5. Técnicas de medida.
    6. Instalações elétricas.
    7. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    8. Planeamento e organização do trabalho.
    9. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
    10. Legislação aplicada à atividade profissional.
    11. Optoeletrónica.
    12. Fibras óticas.
    13. Redes informáticas.
    14. Soldadura e dessoldadura.
    15. Memórias.
    16. Algoritmia.
    17. Microcontroladores.
    18. Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    19. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    20. Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    21. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Electricidade.
    2. Eletrónica analógica.
    3. Eletrónica digital.
    4. Eletrónica de potência.
    5. Sistemas de alimentação.
    6. Instalações de telecomunicações e vigilância.
    7. Antenas e sistemas de transmissão.
    8. Receção via satélite e sistemas coletivos.
    9. Tecnologia dos componentes eletrónicos.
    10. Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    11. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    12. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    13. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    14. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    15. Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    16. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    17. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    18. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    19. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

Aptidões

  1. Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  2. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
  3. Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
  4. Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
  5. Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  6. Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  7. Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
  8. Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
  9. Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  10. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  11. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  12. Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
  13. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
  14. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
  15. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  16. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  17. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  18. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

Atitudes

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Ver no Catálogo Nacional de Qualificações

Divulgação Interna do Curso

Curso Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

Dupla Certificação
Prosseguimento de Estudos

Perfil Profissional

  1. Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
    1. Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos de eletrónica, áudio, vídeo e TV e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas e manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
    2. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, de acordo com as instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, verificando a operacionalidade dos sistemas, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  3. Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Verificar as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, efetuando os ensaios e as medições necessárias, de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  4. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
    2. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  5. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
    2. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  6. Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos que repara.
  7. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Inglês técnico.
    2. Informática na ótica do utilizador.
    3. Orçamentação.
    4. Electromecânica.
  2. Conhecimentos de:
    1. Matemática.
    2. Física e química.
    3. Normas e padrões de qualidade.
    4. Desenho esquemático.
    5. Técnicas de medida.
    6. Instalações elétricas.
    7. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    8. Planeamento e organização do trabalho.
    9. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
    10. Legislação aplicada à atividade profissional.
    11. Optoeletrónica.
    12. Fibras óticas.
    13. Redes informáticas.
    14. Soldadura e dessoldadura.
    15. Memórias.
    16. Algoritmia.
    17. Microcontroladores.
    18. Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    19. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de áudio, vídeo e TV.
    20. Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    21. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Electricidade.
    2. Eletrónica analógica.
    3. Eletrónica digital.
    4. Eletrónica de potência.
    5. Sistemas de alimentação.
    6. Instalações de telecomunicações e vigilância.
    7. Antenas e sistemas de transmissão.
    8. Receção via satélite e sistemas coletivos.
    9. Tecnologia dos componentes eletrónicos.
    10. Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    11. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    12. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    13. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    14. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
    15. Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, comunicação, imagem e som.
    16. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    17. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    18. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    19. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

Aptidões

  1. Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  2. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
  3. Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
  4. Interpretar anomalias de funcionamento de equipamentos de comunicação, imagem e som e formular hipóteses de causas prováveis.
  5. Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  6. Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  7. Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
  8. Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos eletrónicos de comunicação, imagem e som.
  9. Interpretar especificações técnicas relativas à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  10. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  11. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV.
  12. Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica, áudio, vídeo e TV instalados.
  13. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de videovigilância.
  14. Utilizar as técnicas adequadas à instalação, manutenção e reparação de sistemas de receção de TV e rádio por via terrestre, por satélite e por cabo.
  15. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  16. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  17. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  18. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

Atitudes

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.
Ver no Catálogo Nacional de Qualificações

Divulgação Interna do Curso