ACD | AUTISMO – Perceber para Incluir
ACD a realizar no próximo dia 4 de dezembro às 16.20
Enquadramento da ACD:
Compreender a inclusão do autismo nas escolas são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acessível. É fundamental conhecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que os professores adaptem as suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades dos alunos autistas.
A escola é um espaço crucial para o desenvolvimento dessas competências. A inclusão de alunos autistas ajuda a promover a diversidade e a empatia entre todos os estudantes.
Objetivos:
- Identificar as características clínicas dos alunos com PEA;
- Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula;
- Organizar e desenvolver programas de intervenção segundo perfil de funcionalidade.
Conteúdos:
- Conhecer as Necessidades Específicas;
- Criação de um Ambiente Inclusivo;
- Desenvolvimento de competências Sociais e Cognitivas;
- Adaptação de Estratégias de Ensino.