26/11/2024

ACD | AUTISMO – Perceber para Incluir

ACD | AUTISMO – Perceber para Incluir

ACD a realizar no próximo dia 4 de dezembro às 16.20

Enquadramento da ACD:

Compreender a inclusão do autismo nas escolas são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acessível. É fundamental conhecer as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que os professores adaptem as suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades dos alunos autistas.

A escola é um espaço crucial para o desenvolvimento dessas competências. A inclusão de alunos autistas ajuda a promover a diversidade e a empatia entre todos os estudantes.

Objetivos:

  • Identificar as características clínicas dos alunos com PEA;
  • Conhecer estratégias para a promoção de aprendizagens em contexto de sala de aula;
  • Organizar e desenvolver programas de intervenção segundo perfil de funcionalidade.

Conteúdos:

  • Conhecer as Necessidades Específicas;
  • Criação de um Ambiente Inclusivo;
  • Desenvolvimento de competências Sociais e Cognitivas;
  • Adaptação de Estratégias de Ensino.
AE Airães