Missão da Biblioteca Escolar de Airães

O conceito de Biblioteca Escolar implica falar de uma Biblioteca pensada e usada na vida diária das escolas pelos discentes, docentes e assistentes operacionais, a tempo inteiro, quer seja em contexto de sala de aula, na sala de convívio, no domicílio de cada um e nos mais diversos espaços. 

A aceção do termo pressupõe entender o processo de ensino/aprendizagem como uma construção individual e edificada a partir de conhecimentos e saberes, conhecimentos que se constroem através da investigação, da procura de informação, do uso de fontes e da apropriação da informação para a autoformação. 

Para além deste processo, não pode ser excluída a importância da Biblioteca Escolar como “progenitora” da leitura por prazer, ajustada à idade dos alunos, a qual nos põe em contacto com outras épocas, mundos, realidades e gentes, oferecendo, assim, uma amplitude de perspetivas e de olhares dificilmente imagináveis sem ela, para além de contribuir para o divertimento e deleite pessoal ou coletivo. 

Atualmente, a Biblioteca Escolar é um espaço educativo especializado que fomenta o desenvolvimento do currículo, um centro de recursos documentais multimédia onde a informação com fins educativos é tratada, integrada, disponibilizada e produzida em diferentes suportes, tais como: livros, jornais, vídeos, filmes, diapositivos, programas informáticos, informação online, entre outros, ao serviço da comunidade educativa e integrada no Projeto Educativo do Agrupamento, no Plano Anual de Atividades e no Plano de Turma.

No ano letivo de 2020/2021, a equipa da Biblioteca Escolar de Airães fará os possíveis e impossíveis para ouvir e encaminhar todos os que procuram este espaço do conhecimento, e atenderá às prioridades de todos, porque acreditamos piamente nos nossos alunos. Através da leitura, poderão dar asas à imaginação, voar em pensamento, abrir novos horizontes e descobrir um Mundo de Sapiência que os transformará, se cada um inalar e saborear o adocicado néctar da literatura. 

Toda a equipa acredita que, no futuro, se tornarão bons pensadores, melhores escreventes e bons falantes. Aos olhos da literatura nada é impossível e nós acreditamos que os nossos alunos poderão contribuir para um mundo melhor, lendo, formando-se como leitor(a) autónomo(a).

A Biblioteca Escolar de Airães é a vossa casa: visitem-na, sintam-na e leiam, leiam muito.

 Coordenadora da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Airães: Cristina Ribeiro

cristinaribeiro@aeairaes.pt

  • Para consultar o blogue da Biblioteca Escolar de Airães clique AQUI


Equipa da Biblioteca Escolar

Um novo olhar sobre a nossa Biblioteca Escolar

Em setembro, a nova equipa que assumiu funções na Biblioteca Escolar decidiu reorganizar o espaço, designadamente a disposição das estantes, não só para otimizá-lo, mas, igualmente, de modo a destacar as secções cujos livros mais atraem os alunos: a Literatura Infantojuvenil e a Banda Desenhada. Simultaneamente, optou por colocar etiquetas identificativas em cada estante, para tornar mais fácil aos discentes orientarem-se aquando das suas pesquisas.

Em parceria com a disciplina de Educação Visual e sob orientação do professor João Fernandes, promoveu-se um concurso para a criação de um logótipo para a Biblioteca Escolar, do qual resultaram três propostas vencedoras: uma será usada nos documentos oficiais, as outras duas serão pintadas nas paredes, no que será o culminar do processo de rearranjo das mesmas que decorrerá nos próximos meses.

Desde o início do primeiro período que decorre o registo do fundo documental na plataforma “Bibliobase”. O trabalho efetuado até ao momento já permite que o controlo da circulação dos livros seja feito de forma digital: o empréstimo, a devolução e a reserva.

Paralelamente, os muitos livros que têm sido doados à Biblioteca Escolar são igualmente registados num ficheiro próprio.

Neste processo contínuo de informatização do espaço, o registo dos frequentadores diários e das atividades que estes realizam é feito digitalmente.

A calendarização do segundo ano do MABE – Momento de Avaliação da Biblioteca Escolar – foi anunciada em Conselho Pedagógico e posteriormente divulgada a toda a comunidade escolar, tendo-se procedido à recolha dos emails de professores, alunos e encarregados de educação. O processo de preenchimento online dos inquéritos decorrerá no 2.º período.

Os projetos de Leitura em Família “Leitura em vai e vem” e “Já sei ler”, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, foram iniciados em setembro pelo ensino pré-escolar e 1.º ciclo, respetivamente.

O projeto “10 minutos a ler”, igualmente em parceria com o Plano Nacional de Leitura, começou a ser implementado no dia 26 de outubro, envolvendo todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos.

Estas três iniciativas de promoção da leitura prolongar-se-ão até ao final do ano letivo.

No início do 1.º período, começou a ser construída a “turma da Biblioteca” no Google Classroom, de maneira a assegurar uma presença em linha interna. Nela têm sido colocados materiais didáticos nos mais diversos formatos, assim como trabalhos realizados pelos alunos.

O novo blogue da Biblioteca Escolar foi construído ao longo do 1.º período, tendo sido apresentado aos docentes por email e à comunidade educativa através da página do Facebook do agrupamento, no dia 17 de dezembro. Nele encontram-se, entre outros, divulgadas e ilustradas com imensas fotografias, as atividades atrás descritas, além de outras iniciativas, como a receção aos alunos do 5.º ano ou a visita dos alunos do pré-escolar.

Em parceria com a Rede de Bibliotecas de Felgueiras, estão a ser promovidas as iniciativas “Hora do Conto”, “Li & Gosto”, assim como a recolha e tratamento de lendas e tradições de Airães, para posterior divulgação a nível concelhio, num trabalho realizado igualmente no âmbito do subprojeto “Partilha de Saberes”.

Em colaboração com os Departamentos de Matemática e Ciências Experimentais e de Ciências Sociais e Humanas, os alunos assistiram a formações online promovidas pela plataforma Pordata Kids, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.