eTwinning: Promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Descrição do Projeto

Um dos objetivos deste projeto é usar a educação ambiental como veiculo de promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, usando a horta biológica da escola como bom exemplo de como as experiencias ao ar livre ajudam no desenvolvimento da auto-estima, socialização, relações positivas entre alunos e professores e uma atitude positiva em relação à escola.

A ideia principal será a partilha de boas práticas e divulgar o que no agrupamento se faz para envolver os alunos nas questões ambientais e ensinar o que eles e as famílias podem fazer para ajudar a proteger o planeta. O projeto será desenvolvido por alunos do 10ºano e da educação inclusiva de outros anos, estando aberto a alunos de outros anos que assim o desejem. Além da partilha do que por cá se faz em termos de educação e protecção ambiental, os alunos irão igualmente desenvolver os seus conhecimentos e as suas capacidades digitais e linguísticas no que toca ao Inglês.

O produto final será a criação de uma revista, através do Madmagz, onde serão publicados os trabalhos dos alunos que refletirão tudo o que aprenderam, as suas experiências, a partilha de boas práticas e deixarão alguns conselhos sobre agricultura biológica mostrando o crescimento das suas culturas até à colheita.

OBJETIVOS

Com este projeto pretendemos desenvolver competências de aprendizagem como a colaboração, comunicação, literacia digital, liderança, iniciativa e criatividade; capacidades de pesquisa; domínio da língua inglesa; consciência ambiental; tolerância e inclusão social. Iremos convidar entidades da comunidade local para em conjunto atingirmos estes objetivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *