Projeto Erasmus+ “Act Small, Make a Difference”

O envolvimento do Agrupamento de Escolas de Airães no projeto Erasmus+ “Act Small, Make a Difference” tem por objetivos promover o reconhecimento internacional e cooperação transfronteiriça no intercâmbio ativo de boas práticas e desenvolver mais cooperação virtual (eTwinning) em projetos para alargar a visão europeia dos nossos alunos e da nossa comunidade.

Esta promoção do debate com impacto internacional é essencial.  Por um lado, desenvolve não só competências em língua estrangeira, mas também o espírito de iniciativa, a capacidade de resolução de problemas e a autonomia; por outro lado, sensibiliza os alunos para um estilo de vida saudável, para a intervenção benéfica no planeta e para a mudança de comportamentos mais amigos do ambiente.

A escola beneficiará, igualmente, com as parcerias estabelecidas, seja com a escola parceira da Lituânia, seja com as entidades locais mais ligadas ao ambiente como a Cooperativa Bem da Terra e a Ambisousa.

Desenvolver a consciência dos valores europeus é essencial para uma intervenção consciente e partilhada entre países. A colaboração com a escola parceira permitirá levar 6 estudantes em mobilidade, e partilhar os resultados das atividades realizadas na escola; levar a cabo atividades no terreno relacionadas com a reciclagem, a compostagem e o plantio e uso de ervas aromáticas; trocar ideias e conhecimento no que toca aos benefícios da flora medicinal local, sensibilizando os estudantes para a sua integração em alimentos, promovendo uma alimentação mais saudável.

No final deste projeto, esperamos:

1- ter orientado os nossos alunos e comunidade na aprendizagem sobre reciclagem, compostagem, biodiversidade local, plantas medicinais, reeducação alimentar, limpeza de espaços verdes (floresta e beira da estrada);

2- partilhar com os nossos parceiros todas estas boas práticas;

3- contribuir para o trabalho de investigação dos nossos parceiros sobre as alterações climáticas;

4- ser capaz de apresentar o nosso “diário” de projeto e respetivas conclusões numa conferência internacional e local;

5- ter um impacto positivo na sensibilização ambiental mais profunda nas nossas escolas e comunidades;

6- passar a mensagem de que as alterações climáticas exigem uma ação hoje e que tudo começa com pequenos gestos e hábitos no dia-a-dia.

A disseminação dos resultados é efetuada através:

da página de Facebook do Agrupamento: https://www.facebook.com/paa.projetos/;

no canal de YouTube através da playlist: https://youtube.com/playlist?list=PL5BakYwhZj6oXwUpkAnhwHGf9M-7hxbBe

e da plataforma eTwinning: Act Small, Make a Difference – Results Website

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *