Este projeto pretendo pôr três turmas de nono ano a colaborar ativamente com colegas de Espanha, Roménia e Grécia na criação de uma revista online sobre o tema principal “Como posso mudar o mundo?”. Há subtópicos que serão abordados, tais como: problemas ambientais; voluntariado; dependência dos media/cidadania digital; saúde e estilo de vida; empregos/carreiras que fazem a diferença; assim como outros tópicos acordados pelos parceiros.
Outros materiais podem também ser criados em colaboração pelos estudantes das escolas parceiras, de modo a complementar a revista.
Para além de melhorarem as suas competências em inglês e comunicação, os estudantes melhorarão também as suas competências digitais, e de colaboração, alargarão os seus horizontes e consolidarão a sua cidadania, autonomia, criatividade e capacidade de resolução de problemas.
Os objetivos para este projeto são:
-Criar materiais de colaboração sobre temas pré-determinados;
-Melhorar as competências em inglês e comunicação e as competências digitais;
-Contactar com diferentes realidades e conhecer melhor a Europa;
-Alargar os horizontes dos estudantes e dar-lhes o gosto por participar num projeto internacional;
-Desenvolver a autonomia e a criatividade dos estudantes;
-Ajudar os estudantes a desenvolver a sua cidadania nacional e europeia;
-Implementar um trabalho de equipa eficaz;
-Ajudar os estudantes a aperfeiçoar as suas capacidades de resolução de problemas.
O processo de trabalho consistirá na criação de textos e outros materiais sobre tópicos pré-determinados.
Cada parceiro será responsável pela criação de várias páginas na revista.
O nome da revista será sugerido pelos estudantes e votado por eles.
Os estudantes criarão textos e outros materiais da seguinte forma:
Setembro/Outubro: problemas e soluções ambientais;
No Google Earth, estudantes de todos os países apresentarão os problemas ambientais mais prementes nos seus países com possíveis soluções.
Novembro/Dezembro: a importância do voluntariado
No Padlet, os estudantes irão partilhar as suas opiniões sobre o voluntariado.
Janeiro/Fevereiro: vício dos meios de comunicação social/cidadania digital
No Canva, os estudantes criarão um infográfico sobre como combater os perigos das redes sociais
Março/Abril: vícios e o seu impacto no futuro
No Story Jumper, os estudantes criarão uma história sobre como evitar os vícios e ter um estilo de vida e uma imagem corporal saudáveis.
Maio/Junho: Trabalhos que fazem a diferença
No Flip, partilharão as suas opiniões sobre os empregos que fazem a diferença
Colaboração final: No Genially/Thinglink, todos os países trabalharão numa imagem interativa para apresentar as melhores ideias para mudar o mundo.
Serão criados tutoriais por professores para ensinar os alunos a utilizar as ferramentas digitais.
Haverá um acordo formal sobre as regras de cidadania digital que devem ser respeitadas no projeto.
Será criada uma página com fontes de material gratuito/royalty free, na qual os estudantes poderão confiar para o seu trabalho, bem como orientações sobre a utilização de uma Licença Creative Commons para partilhar o resultado final.
Todos os materiais serão colocados no Twinspace e partilhados via página de Facebook do Agrupamento (https://www.facebook.com/paa.projetos) ou canal de YouTube da Docente (https://www.youtube.com/channel/UCN0IC1EKIL-4AsY3R9opfiQ). No entanto, o ponto principal deste projeto é inserir um projeto eTwinning no currículo e implementar uma metodologia baseada em projetos na aula.
O resultado esperado mais importante é a criação de uma revista colaborativa online criada em Madmagz
Let’s bond: Portugal/Hungary (8.ºA)
Let’s bond: Portugal/Slovenia (8.ºB)
Let’s bond: Portugal/Poland (8.ºC)
Estes projetos têm como finalidade criar laços entre alunos de dois países europeus diferentes, através da escrita, da oralidade e da expressão artística. Visam também a abertura dos horizontes dos alunos à cultura e tradições de outra escola/país.
Assim, estes três projetos consistirão na troca de emails e na troca de materiais culturais elaborados pelos alunos (cartazes, vídeos, jogos) em inglês.
Além de aprimorar o inglês e as competências de comunicação, os alunos também irão aprimorar as suas competências digitais e crescer no contacto internacional e na cidadania nacional e europeia, na autonomia, na criatividade e na resolução de problemas.
Depois de serem constituídos pares entre os dois países, o processo de trabalho consistirá na troca de e-mails e/ou outros materiais, mensalmente, sobre temas pré-determinados e constantes no currículo do 8.ºano de inglês.
Setembro: os alunos se apresentam e falam sobre as suas férias
26 de setembro: criação de um jogo / póster / vídeo para o Dia Europeu das Línguas
Outubro: o meio ambiente: problemas e soluções
Novembro: alimentação saudável
Dezembro: hábitos saudáveis
Natal: criação de um jogo / vídeo / póster sobre as tradições de Natal no seu país
Janeiro: preocupações dos adolescentes (exemplos: autoimagem, autoestima, vícios, depressão, distúrbios alimentares, etc.)
Fevereiro: Educação para os média: cidadania digital
Dia de São Valentim: criação de um jogo / póster / vídeo sobre as tradições de um país
Março: Educação para os média: Fake News
Abril: Dependência dos média
Páscoa: criação de um jogo / póster / vídeo sobre as tradições de seu país
Maio: Viajar no próprio país: o que visitar.
Junho: Avaliação do projeto por meio de formulários do Google.
Ferramentas sugeridas:
Para jogos: Educandy / Learningapps.org / Flippity / etc .;
Para pósteres: Canva / Postermywall / etc .;
Para vídeos: Flipgrid / etc.;
Para partilha de materiais: Wakelet/ Padle/ Lino.it/ etc.
Todos os materiais serão colocados no Twinspace e partilhados via página de Facebook do Agrupamento (https://www.facebook.com/paa.projetos) ou canal de YouTube da Docente (https://www.youtube.com/channel/UCN0IC1EKIL-4AsY3R9opfiQ)
Let’s bond: Portugal/France – 8.ºA
Let’s bond: Portugal/Poland – 8.ºB
Let’s bond: Portugal/Romania – 8.ºC
Estes projetos têm como finalidade criar laços entre alunos de dois países europeus diferentes, através da escrita, da oralidade e da expressão artística. Visam também a abertura dos horizontes dos alunos à cultura e tradições de outra escola/país.
Assim, estes três projetos consistirão na troca de emails e na troca de materiais culturais elaborados pelos alunos (cartazes, vídeos, jogos) em inglês.
Além de aprimorar o inglês e as competências de comunicação, os alunos também irão aprimorar as suas competências digitais e crescer no contacto internacional e na cidadania nacional e europeia, na autonomia, na criatividade e na resolução de problemas.
Depois de serem constituídos pares entre os dois países, o processo de trabalho consistirá na troca de e-mails e/ou outros materiais, mensalmente, sobre temas pré-determinados e constantes no currículo do 8.ºano de inglês.
Setembro: os alunos se apresentam e falam sobre as suas férias
26 de setembro: criação de um jogo / póster / vídeo para o Dia Europeu das Línguas
Outubro: o meio ambiente: problemas e soluções
Novembro: alimentação saudável
Dezembro: hábitos saudáveis
Natal: criação de um jogo / vídeo / póster sobre as tradições de Natal no seu país
Janeiro: preocupações dos adolescentes (exemplos: autoimagem, autoestima, vícios, depressão, distúrbios alimentares, etc.)
Fevereiro: Educação para os média: cidadania digital
Dia de São Valentim: criação de um jogo / póster / vídeo sobre as tradições de um país
Março: Educação para os média: Fake News
Abril: Dependência do média
Páscoa: criação de um jogo / póster / vídeo sobre as tradições de seu país
Maio: Viajar no próprio país: o que visitar.
Junho: Avaliação do projeto por meio de formulários do Google.
Ferramentas sugeridas:
Para jogos: Educandy / Learningapps.org / Flippity / etc .;
Para pósteres: Canva / Postermywall / etc .;
Para vídeos: Flipgrid / etc.;
Para partilha de materiais: Wakelet/ Padle/ Lino.it/ etc.
Todos os materiais serão colocados no Twinspace.
1.ºjogo criado por cada turma:
PT/FR
PT/PL
PT/RM
Este projeto visa usar a gamificação como uma ferramenta para aprender sobre os países parceiros: Espanha, Grécia, Itália e Polónia. Após decidirem os temas culturais a serem trabalhados por meio de uma votação, os alunos, divididos em equipas, devem fazer pesquisas sobre esse tema específico sobre os países parceiros. A próxima etapa é apresentar as suas pesquisas aos parceiros por meio de um documento partilhado do Google (Google Docs ou Google Slides), uma apresentação ou um vídeo.
No final do projeto cada equipa terá criado 5 jogos sobre 5 tópicos diferentes. Quatro equipas trabalhará a cultura e as tradições de um país parceiro enquanto a 5ª equipa trabalhará sobre o seu próprio país. Cada equipa deverá apresentar um jogo no final de cada mês (de dezembro a abril).
Os alunos aprenderão a usar diferentes ferramentas e plataformas digitais, como Quizziz, Learningapps, Kahoot, Genially, Flippity, Wordwall, etc. e prepararão diferentes jogos para seus parceiros jogarem. Os jogos serão partilhados em plataformas como Google Sites, o Padlet, o Wakelet e o Lino.it.
Além de criar os seus jogos, os alunos aprenderão a melhorar as suas competências de cidadania digital e a partilhar seu trabalho usando uma licença Creative Commons.
Os objetivos deste projeto são desenvolver não apenas as competências digitais dos alunos ao criar os seus jogos, mas também a resolução de problemas e o pensamento crítico ao decidir que tipo de jogos e plataformas desejam usar, o seu domínio da língua inglesa, as suas competências colaborativas e o seu trabalho de equipa em parceria com uma equipa de um país diferente, as suas competências de tomada de decisão e a sua pesquisa e conhecimento dos países parceiros e da Europa.
Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprimorar as suas competências de cidadania digital não só no que diz respeito ao seu comportamento em ambiente digital, mas também no que diz respeito aos materiais com direitos de autor.
Finalmente, precisam entender o uso das licenças Creative Common para partilhar seu trabalho ou usar o trabalho de outra pessoa.
Este projeto visa integrar ferramentas digitais na sala de aula e desenvolver formas diferentes e inovadoras de aprender e ensinar, sendo essencialmente uma ferramenta para melhorar a prática escolar e motivar os alunos para a aprendizagem lúdica.
Por outro lado, visa ampliar os horizontes dos alunos; desenvolver a consciência europeia e, finalmente, criar cidadãos digitais responsáveis.
Por último, por ser uma experiência nova, pretende melhorar a diversão e a motivação dos alunos em sala de aula, os seus conhecimentos e competências.
1.ºjogo criado pelas equipas portuguesas:
European Day of Languages: PT/SP: https://www.educandy.com/site/resource.php?activity-code=df4f9
European Day of Languages: PT/PL:
https://www.educandy.com/site/resource.php?activity-code=df6e9
European Day of Languages: PT/GR:
https://www.educandy.com/site/resource.php?activity-code=df515
European Day of Languages: PT/IT:
https://www.educandy.com/site/resource.php?activity-code=df49a
Descrição do Projeto
Um dos objetivos deste projeto é usar a educação ambiental como veiculo de promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, usando a horta biológica da escola como bom exemplo de como as experiencias ao ar livre ajudam no desenvolvimento da auto-estima, socialização, relações positivas entre alunos e professores e uma atitude positiva em relação à escola.
A ideia principal será a partilha de boas práticas e divulgar o que no agrupamento se faz para envolver os alunos nas questões ambientais e ensinar o que eles e as famílias podem fazer para ajudar a proteger o planeta. O projeto será desenvolvido por alunos do 10ºano e da educação inclusiva de outros anos, estando aberto a alunos de outros anos que assim o desejem. Além da partilha do que por cá se faz em termos de educação e protecção ambiental, os alunos irão igualmente desenvolver os seus conhecimentos e as suas capacidades digitais e linguísticas no que toca ao Inglês.
O produto final será a criação de uma revista, através do Madmagz, onde serão publicados os trabalhos dos alunos que refletirão tudo o que aprenderam, as suas experiências, a partilha de boas práticas e deixarão alguns conselhos sobre agricultura biológica mostrando o crescimento das suas culturas até à colheita.
OBJETIVOS
Com este projeto pretendemos desenvolver competências de aprendizagem como a colaboração, comunicação, literacia digital, liderança, iniciativa e criatividade; capacidades de pesquisa; domínio da língua inglesa; consciência ambiental; tolerância e inclusão social. Iremos convidar entidades da comunidade local para em conjunto atingirmos estes objetivos.
FINALIZAÇÃO
Público Alvo: Alunos do 10.º ano
Professora envolvida: Dina Rodrigues
Duração: O projeto terá a duração de 9 meses
Países Envolvidos: Portugal, Itália, Ucrânia e Polónia.
Sinopse:
Este projeto visa a criação de diferentes “Escape Rooms” digitais, em diferentes países parceiros. Visa, igualmente, o desenvolvimento de competências do Século XXI, tais como a curiosidade, o trabalho colaborativo, a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problema e a cidadania digital, entre outras.
A base para cada “Escape room” será a cultura de cada país parceiro. Em cada país, três equipas de alunos pesquisarão e partilharão informação de outros países parceiros. É com base nessa pesquisa sobre outro país que construirão o seu “Escape Room”.
Essa informação será colocada num documento partilhado entre os países parceiros, para eventual correção e completamento. Cada equipa estará ligada a outra equipa de um país diferente, desenvolvendo assim o trabalho colaborativamente, investindo nas competências digitais e de comunicação em língua inglesa.
Os temas a pesquisar foram escolhidos pelos alunos que votaram nos seus favoritos num mesmo formulário Google.
Os resultados serão não só apresentados no Twinspace, mas também no website da escola e na página de Facebook. Todos os vídeos criados no âmbito do projeto serão, igualmente, partilhados no canal de YouTube:
+Info: Documento em inglês com a descrição completa do projeto